quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Governo lança programa Valores de Minas



Trabalho será desenvolvido pelo Servas, em convênio com a Secretaria de Cultura, e vai estimular o talento artístico de jovens mineiros

Notícia:

http://www.cultura.mg.gov.br/task=interna&sec=2&cat=42&con=473&limitstart=45&all_not=y

Análise:

O Governo de Minas, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), lançou em março deste ano o Programa Valores de Minas, que teve como principal meta abrir oportunidades, estimular e desenvolver aptidões, por meio de atividades artísticas para 500 jovens de 14 a 24 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Valores de Minas é um programa de grande valia, pois, insere os jovens em outros espaços de crescimento ao estimular as manifestações criativas e está reduzindo o abismo social que existe entre os privilegiados e os excluídos. Em outras palavras está acabando com aquele círculo vicioso que a população estabelecia de que cada pessoa de sua devida classe social mantivesse contato somente com aqueles da mesma hierarquia. Além do mais está motivando os jovens à pratica da arte e da cultura, fato que à medida que o tempo passa vem dissolvendo para estes.

Proposta:

A intenção do projeto foi válida, e acredito em bons resultados sempre, principalmente futuramente.
Que este seja só o início de bons projetos voltados à inserção das camadas pobres e da integração destes com a elite. Para começar, seria interessante buscar para estes jovens um acesso facilitado aos eventos culturais que acontecem em BH, como espetáculos de dança, teatro e shows. Existem muitos lugares de Belo Horizonte que devido ao elevado custo de um ingresso acaba gerando certa exclusão social. Sendo assim, apresento a idéia meia entrada na entrada destes espetáculos para os jovens deste programa, perante apresentação da carteirinha deste. Isso pode ser concretizado através de parcerias com diversas casas de shows.
Poderiam também proporcionar algumas bolsas estudantis para os jovens incluídos no programa, sejam para colégios ou faculdades privadas, pois, sem a educação qualquer sonho fica mais distante.

Um comentário:

frederico canuto disse...

mas se voce argumentou no comentário da noticia que essa iniciativa diminui o abismo entre ricos e pobres, voce não acha que com entrada gratuita, leva o pobre até onde o rico está, mas não vice versa?!?!?