quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Governo lança programa Valores de Minas



Trabalho será desenvolvido pelo Servas, em convênio com a Secretaria de Cultura, e vai estimular o talento artístico de jovens mineiros

Notícia:

http://www.cultura.mg.gov.br/task=interna&sec=2&cat=42&con=473&limitstart=45&all_not=y

Análise:

O Governo de Minas, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), lançou em março deste ano o Programa Valores de Minas, que teve como principal meta abrir oportunidades, estimular e desenvolver aptidões, por meio de atividades artísticas para 500 jovens de 14 a 24 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Valores de Minas é um programa de grande valia, pois, insere os jovens em outros espaços de crescimento ao estimular as manifestações criativas e está reduzindo o abismo social que existe entre os privilegiados e os excluídos. Em outras palavras está acabando com aquele círculo vicioso que a população estabelecia de que cada pessoa de sua devida classe social mantivesse contato somente com aqueles da mesma hierarquia. Além do mais está motivando os jovens à pratica da arte e da cultura, fato que à medida que o tempo passa vem dissolvendo para estes.

Proposta:

A intenção do projeto foi válida, e acredito em bons resultados sempre, principalmente futuramente.
Que este seja só o início de bons projetos voltados à inserção das camadas pobres e da integração destes com a elite. Para começar, seria interessante buscar para estes jovens um acesso facilitado aos eventos culturais que acontecem em BH, como espetáculos de dança, teatro e shows. Existem muitos lugares de Belo Horizonte que devido ao elevado custo de um ingresso acaba gerando certa exclusão social. Sendo assim, apresento a idéia meia entrada na entrada destes espetáculos para os jovens deste programa, perante apresentação da carteirinha deste. Isso pode ser concretizado através de parcerias com diversas casas de shows.
Poderiam também proporcionar algumas bolsas estudantis para os jovens incluídos no programa, sejam para colégios ou faculdades privadas, pois, sem a educação qualquer sonho fica mais distante.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Turismo GLS ganha espaço nas Agências de Turismo

Segmento cresce nas principais capitais do Brasil


Notícia:

http://www.roteirobrasil.jor.br/index.php?codgrupo=1&codigo=4990

Análise

Assim como todos os movimentos sociais, o movimento homossexual tem crescido e ganho atenção nas últimas décadas.Uma das formas de maior visibilidade dos movimentos homossexuais têm sido as Paradas Gays, realizadas por ocasião do Dia Internacional do Orgulho Gay – 28 de Junho. No Brasil ja são mais de 140 paradas gays, o que facilita empresas turísticas especializarem neste seguimento.Deve-se destacar também, que o cliente GLBT geralmente possui uma boa renda mensal (principalmente por não terem filhos), são exigentes em seus produtos e gastam mais em suas viagens. Aos poucos eles estão buscando seus direitos e conquistando respeito diante à sociedade, apesar de se ter muito preconceito ainda, cada dia que passa eles ganham mais uma vitória e sonham em ser tratados com igualdade.

São Paulo é a cidade mais procurada neste setor, pois, oferece a maior variedade de opções de agências e atividades de lazer especializada em GLS . Em questão ao lazer, BH possui bastante boates, bares e saunas para atender este tipo de público, porém diferente de SP ainda não possui uma Agência especializada no assunto, mais algumas fazem pacotes para este tipo de seguimento o que é um grande passo.

Propostas

Apesar de tudo que o público GLS já conquistou durante décadas, eles ainda não são aceitos pela sociedade. As próximas gerações tendem a serem mais cabeças abertas para tal situação, para isso devemos contar com o apoio da mídia em primeiro lugar, pois essa tem grande capacidade de captar e envolver um público de massa.
Seria viável a promoção de mais eventos GLBT, sejam passeatas, paradas, feiras, palestras. Deveriam ser abertos mais mercados especializados neste público em todo Brasil.
A intenção é torná-los seres comuns, fazendo com que a população gere certo costume em -los e ouvi-los, assim deixando de percebê-los como pessoas diferentes.

site relacionado:

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Minas cria 'cardápio' para visita a cidades históricas

Museus, igrejas e lojas de artesanato são alguns dos pontos que devem ser visitados. Além de diversão, a viagem resgata a memória da colonização brasileira.


Notícia:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL98226-5598,00.html

Site relacionado:

http://www.cidadeshistoricasmg.com.br/

Análise

A associação das cidades históricas de Minas Gerais foi criada com o intuito de preparar estes destinos para receberem os turistas adequadamente. Essa parceria com o ministério do turismo foi um grande passo para a associação, pois possibilitou abranger os projetos e divulgá-los por todo Brasil e mundo.

Este cardápio de atividades proporciona ao turista um conhecimento mais amplo das cidades históricas de Minas, que muitas vezes por falta de conhecimento prévio, ficam presos somente às cidades rotineiras como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Diamantina. Sendo assim, com este cardápio os turistas têm a oportunidade de conhecer novos ambientes, culturas e produtos, sem que fiquem presos à um só lugar.

Propostas

Seria interessante que neste cardápio houvesse uma inovação dos roteiros turísticos, visando os atrativos naturais e não somente atrativos culturais e sempre interligando e associando uma cidade à outra.

A primeira idéia seria utilizar caminhos exóticos, pouco explorados, pois existem muitas cidades que possuem caminhos que antes eram utilizados pelos bandeirantes, reis e etc, eles possuem grande valor histórico, mas não são muito populares por não terem uma boa estrutura, não serem asfaltado entre outros. Mas ao mesmo tempo torna um lugar interessante pra quem tem disponibilidade para curtir o novo, apreciar o historicidade e as belezas naturais na qual o compõe. Seria conveniente apenas implementar uma sinalização adequada e acertar outros fatores que tornam o acesso difícil para se chegar ao destino em questão. Se uma cidade for bastante próxima da outra seria viável ir à cavalo, apreciando as belezas naturais durante o trajeto, o que proporcionaria um contato mais próximo do turista com o local.

A segunda idéia seria interligar uma cidade à outra, pode ser que tenha grandes empecilhos quanto à isso, pois cada nativo irá fazer a imagem de sua cidade sem se preocupar com outras. Neste caso pode-se implementar pontos de informações turísticas com pessoas devidamente treinadas para divulgar roteiros, eventos e descrições de outras cidades e circuitos turísticos. A intenção é unir todas as cidades incluídas em uma só finalidade, divulgar Minas Gerais.
E por ùltimo, realizar grandes eventos em comum, sendo cada vez em uma cidade do programa, porém destacando a importância de todas cidades envolvidas, com feiras típicas destas, contendo artesanatos e gastronomia como principal tendência, e também sessões de cinemas gratuítos levantando Minas, os ideais do projeto e etc. Não esquecendo que estes eventos devem ser incluídos neste cardápio e tomar cada vez mais eficiente a divulgação do projeto por todo o Brasil.