Museus, igrejas e lojas de artesanato são alguns dos pontos que devem ser visitados. Além de diversão, a viagem resgata a memória da colonização brasileira.
Notícia:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL98226-5598,00.html
Site relacionado:
http://www.cidadeshistoricasmg.com.br/
Análise
A associação das cidades históricas de Minas Gerais foi criada com o intuito de preparar estes destinos para receberem os turistas adequadamente. Essa parceria com o ministério do turismo foi um grande passo para a associação, pois possibilitou abranger os projetos e divulgá-los por todo Brasil e mundo.
Este cardápio de atividades proporciona ao turista um conhecimento mais amplo das cidades históricas de Minas, que muitas vezes por falta de conhecimento prévio, ficam presos somente às cidades rotineiras como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Diamantina. Sendo assim, com este cardápio os turistas têm a oportunidade de conhecer novos ambientes, culturas e produtos, sem que fiquem presos à um só lugar.
Propostas
Seria interessante que neste cardápio houvesse uma inovação dos roteiros turísticos, visando os atrativos naturais e não somente atrativos culturais e sempre interligando e associando uma cidade à outra.
A primeira idéia seria utilizar caminhos exóticos, pouco explorados, pois existem muitas cidades que possuem caminhos que antes eram utilizados pelos bandeirantes, reis e etc, eles possuem grande valor histórico, mas não são muito populares por não terem uma boa estrutura, não serem asfaltado entre outros. Mas ao mesmo tempo torna um lugar interessante pra quem tem disponibilidade para curtir o novo, apreciar o historicidade e as belezas naturais na qual o compõe. Seria conveniente apenas implementar uma sinalização adequada e acertar outros fatores que tornam o acesso difícil para se chegar ao destino em questão. Se uma cidade for bastante próxima da outra seria viável ir à cavalo, apreciando as belezas naturais durante o trajeto, o que proporcionaria um contato mais próximo do turista com o local.
A segunda idéia seria interligar uma cidade à outra, pode ser que tenha grandes empecilhos quanto à isso, pois cada nativo irá fazer a imagem de sua cidade sem se preocupar com outras. Neste caso pode-se implementar pontos de informações turísticas com pessoas devidamente treinadas para divulgar roteiros, eventos e descrições de outras cidades e circuitos turísticos. A intenção é unir todas as cidades incluídas em uma só finalidade, divulgar Minas Gerais.
E por ùltimo, realizar grandes eventos em comum, sendo cada vez em uma cidade do programa, porém destacando a importância de todas cidades envolvidas, com feiras típicas destas, contendo artesanatos e gastronomia como principal tendência, e também sessões de cinemas gratuítos levantando Minas, os ideais do projeto e etc. Não esquecendo que estes eventos devem ser incluídos neste cardápio e tomar cada vez mais eficiente a divulgação do projeto por todo o Brasil.